Shoppings Virtuais

Miguel Moletta /// agosto 27, 2020 /// 16:00hs

Há mais de seis anos atrás escrevemos sobre “Shoppings Virtuais” discorrendo sobre o seu conceito como uma “plataforma que reúne diversos lojistas em um sitio igual a um shopping center físico como em e-commerce, só que comunitário, público, também denominado Marketplace.”

Discorremos como sendo uma solução oferecida pela ciência do marketing em que se abre a possibilidade de estar no mundo todo, atendendo todo o tipo de clientes, abrindo um canal de vendas extremamente eficiente, de custo baixíssimo, sem limite de alcance e sem o limite das paredes de um shopping convencional ou da distância da casa do cliente até a loja.

A Ciência Empresarial já tem integrada no seu sistema o conceito de Shopping Empresarial, todas as soluções empresariais num só lugar.

No início deste ano começamos o planejamento para transformar a nossa área de contabilidade convencional para contabilidade digital, transformando o nosso shopping de soluções presenciais em um shopping de soluções digitais.

O que não imaginávamos é que seriamos atropelados pelo Covid-19 e isso foi literalmente um “pontapé na bunda” e para nós esse “pontapé na bunda” foi uma coisa boa porque nos jogou para frente mais rápido, ou seja, colocamos em prática mais rapidamente a “CONTABILIDADE DIGITAL 4.0″. Quem acessa o nosso sitio já pode começar a simular o quanto custará os nossos serviços contábeis.

Hoje, agosto de 2020, com a crise causada pelo Covid o modelo de negócio virtual se tornou a salvação para todos os tipos de negócios. Não tenho dados estatísticos, mas devemos estar ultrapassando os 100% de crescimento.

No mercado tradicional quando cresce o número de consumidores, a empresa, precisa investir, principalmente em gestão de pessoas para continuar com um padrão de atendimento satisfatório. Na realidade de hoje, mercado digital, a maior fatia de investimento é em tecnologia, somando a logística, transporte, marketing e pessoal. O modelo digital atendemos mais pessoas com menos recursos.

Essa é a grande vantagem do mercado virtual, o limite do mercado tradicional como tempo e a quantidade de atendimento simultâneos ou não que se pode fazer, desaparece, no mundo digital uma pessoa é capaz de atender mais de 10 clientes ao mesmo tempo.

Essa vantagem além de tornar o teu negócio escalável demanda menor custo fixo que o tradicional, sem sacrificar os ganhos e a margem o que forçaria o aumento de preço dos produtos e serviços o que o tiraria do mercado.

O problema fica limitado a logística e a entrega, no caso de produtos físicos, mas vamos combinar, é melhor ter problemas de logística e entrega do que de vendas.