No momento você está vendo Gestor Finaneiro
Gestor Financeiro

Gestor Finaneiro

Miguel Moletta /// setembro 09, 2020 /// 18:00hs

Gestor Financeiro

Introdução

O gestor financeiro tem a função de proteger a empresa dos riscos do mercado, sejam eles diversificáveis ou não, investindo, financiando e alocando o superávit, os recursos da empresa, tudo isso no menor custo e risco, com o maior rentabilidade e lucratividade e sabendo dosar a distribuição de lucros, dividendos e o reinvestimento, recorrendo a uma variedade de instrumentos financeiros dentro das alternativas e estratégias existentes com o objetivo de manter a saúde da empresa. Mentha (1978) simplifica com a atividade do gestor como sendo “a obtenção e a alocação eficiente dos recursos monetários da empresa”.

A saúde da empresa, como de uma pessoa física, possui indicadores que analisados apresentam um diagnóstico, como um exame, que apontam para a real situação, liquidez, solvência, capital de giro, rentabilidade, lucratividade, entre outros.

Para uma gestão financeira efetiva, eficaz e eficiente, o administrador necessita ter o conhecimento de uma visão ampla e ferramentas capazes de criar regras que o ajudem a desempenhar sua função para a tomada de decisão, compatível com a missão e os objetivos da organização.

Pode-se assim transmitir essas regras aos níveis inferiores da organização e através de feedback garantir que as mesmas sejam adequadamente atendidas, bem como para assegurar que sejam atingidos os resultados estabelecidos.

Faz parte da função a gestão das diversas relações internas e externas, num ambiente de constantes negociações, heterogeneidades e mudanças em que se exige análise rápida e apurada para decisões também rápidas, para tanto necessita informações precisas e atualizadas da situação interna, visão micro, e da conjuntura externa, visão macro.

Sua ênfase está no fluxo de caixa com o objetivo de manter a solvência e a liquidez da empresa, analisando e projetando esse fluxo para satisfazer as necessidades e obrigações, adquirir ativos necessários ao cumprimento dos objetivos da empresa.

No momento das decisões, o administrador deve ter a habilidade técnica de interpretar e correlacionar o conjunto de informações de nível micro e macro, procurando conclusões que nortearão sua posição tomada.

Deixe um comentário