No momento você está vendo Como preparar o planejamento financeiro de pequenas empresas para 2022?

Como preparar o planejamento financeiro de pequenas empresas para 2022?

Antes de um novo ano começar, é normal pensar no planejamento financeiro de pequenas empresas. Visto que, esse é um dos principais motivos pelos quais muitas delas não conseguem se manter no decorrer do ano. 

 

Aliás, segundo dados do IBGE , 21% das empresas brasileiras quebram logo depois de completarem 1 ano de vida. Isto é: 1 em cada 5 empresas fecha as as portas após apenas um ano de sua fundação. 

 

Apesar de boa parte da população brasileira já ter sido vacinada e parte das coisas já terem voltado ao normal, o próximo ano ainda está repleto de incertezas, principalmente quando se trata de negócios. 

 

Para muitos executivos de finanças, já era difícil praticar o orçamento, o planejamento e a previsão com precisão num ambiente em condições normais e quando confrontados com uma situação imprevisível e em evolução, é preciso reavaliar rapidamente os impactos no planejamento de receita, custos, produção, número de funcionários e desempenho geral dos negócios na empresa. 

 

Dicas para preparar um planejamento financeiro

 

O planejamento financeiro para pequenas empresas é uma boa prática, capaz de sustentar uma ideia e transformá-la em viável e lucrativa. Veja como funciona:

 

1- Faça uma análise da situação financeira atual da sua empresa

 

Para saber como está a saúde financeira da sua empresa é necessário fazer o balanço patrimonial, mas atenção: não se atente apenas às vendas e receitas. Procure saber quais os bens que a empresa possui, ou seja, seus ativos. 

 

Depois, analise seus passivos, como por exemplo, o aluguel, as dívidas e os impostos. Resumindo, os passivos têm origem nas despesas. Por isso muita gente diz que ativos são investimentos e passivos são custos. 

 

Com as informações sobre os ativos e passivos, você saberá qual é o balanço patrimonial da empresa.

 

pequenas empresas para 2022 - Como preparar o planejamento financeiro de pequenas empresas para 2022?

 

2- Registre tudo

 

Fazer o registro manual toma muito tempo e é mais suscetível a erros, portanto invista em um sistema de gestão.

 

Pense na aquisição do software de gestão como investimento e não custo, pois o ganho em automatizar a empresa é muito grande e há economia de tempo e recursos. 

 

Com o sistema implantado você perceberá que terá menos desperdícios na empresa, economia de tempo para registrar as vendas e receitas, e até poderá realocar funcionários para trabalharem em operações mais importantes para o seu negócio.

 

3- Procure atingir metas e objetivos

 

Objetivos são marcos importantes que sua empresa quer alcançar. O objetivo deve ser realista e compatível com a capacidade da empresa. Já as metas são necessárias para que se possa atingir o objetivo.

 

4- Faça o orçamento

 

Os objetivos e metas que traçamos para o negócio devem corresponder a um orçamento.

 

Quando falamos que o planejamento começa pelo balanço patrimonial é porque as metas, objetivos e crescimento da organização estão ligados ao quanto você pode investir anualmente. Sem um orçamento bem produzido não é possível avançar. 

 

Resumindo, tudo deve caber no orçamento, mas vale lembrar que ele pode ser alterado caso se tenha outras formas de adquirir crédito para a empresa, como investindo no mercado financeiro, por exemplo.

 

5- Mantenha um cronograma

 

Todas as projeções, metas, objetivos e orçamentos estão ligados a um cronograma. Cada ação deve ter um prazo realista para ser cumprido.

 

6- Reduza lucros

 

Elaborar um orçamento financeiro também ajuda a economizar, pois se sabe com antecedência os custos ao longo do tempo evitando gastos desnecessários. Se houver gastos que não estavam no orçamento é porque ele não foi bem feito, sendo necessário rever.

 

Saber antecipadamente os custos ao longo dos meses ajuda a renegociar contratos, comprar matéria-prima com descontos, fazer promoções e ainda ajuda a reduzir os efeitos da sazonalidade.

 

Além disso, você pode fazer economia nos pequenos detalhes, como materiais de escritório, combustível, entre outros itens de consumo diário.

 

Fonte: Revista ANEFAC, Adaptive, QIPU

 

CIÊNCIA EMPRESARIAL CONTABILIDADE, Contabilidade Digital em Itajaí/SC

 

A Ciência Empresarial é uma empresa de contabilidade no Vale do Itajaí, que oferece os serviços de contabilidade empresarial, contabilidade eleitoral, imposto de renda para pessoa física, assessoria contábil, consultoria empresarial, administrativa, planejamento e certificado digital.

Para contratar os nossos serviços, entre em contato pelos telefones (47) 3248-1561

(47) 98438-3992 ou pelo email: adm@cienciaempresarial.com.br . Atendemos de segunda a sexta das 08h às 12h e 13h30 às  18h e estamos localizados na Rua Zózimo José Peixoto, 80 – Centro – Itajaí. 

Deixe um comentário