A Ciência Financeira

Miguel Moletta /// Setembro 5, 2020 /// 13:00hs

Introdução

A Ciência Financeira é a representação de todo o conhecimento adquirido através do estudo, pesquisa e prática da operacionalização do dinheiro, baseada em princípios e leis. Como é comum a qualquer ciência, representa o conhecimento que explica os fenômenos obedecendo a leis que foram verificadas por métodos experimentais. 

A evolução da ciência financeira foi possível pelo incremento da digitalização dos dados, do aumento da difusão das informações e dos processos e da gestão do conhecimento e da tecnologia. O desenvolvimento dessas variáveis tornou possível uma gestão de recursos financeiros mais ampla, irrestrita e profícua, um acesso ilimitado a praticamente todas as pessoas e empresas, não sendo mais necessário se estabelecer perto dos grandes centros financeiros e comerciais ou ter rede de relacionamentos privilegiada, hoje é importante ter uma rede de relacionamentos educada.

Aliado a revolução das informações e do conhecimento temos a modernização dos equipamentos, máquinas, instrumentos e das instituições de forma paralela à evolução dos sistemas de gerenciamento e controle, com a diversidade de opções o que permite o acesso ao mercado financeiro, mas esse é um conhecimento possível de ser adquirido pela existência dos agentes facilitadores trabalhando no mercado exatamente para isso.